Translate       Traducir    
Boletim de Notícias
Boletim Eletrônico - N° 759
  
RECEBA AS NOTÍCIAS POR E-MAIL Cadastre seu E-mail
linhagrossa
Faça uma homenagem ao seu Pet, acenda a Chama da Recordação, clique aqui.
 
Julho registrou recorde de adoções de animais no Centro de Zoonoses

Graças ao sucesso da última feira de adoção, o último sábado de todo mês ficou instituído oficialmente como o dia das feiras de adoção do CCZ.

Feira de adoção vem conquistando manauaras

Manaus - Adotar cães e gatos abandonados já virou costume entre alguns amazonenses apaixonados por animais.Prova disso é que o mês de julho registrou um recorde de adoções de animais vindo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): foram 125 animais adotados somente no mês que passou.

“Em geral são adotados em torno de 80 animais por mês, mas em julho foi diferente. Acredito que as feiras de adoção têm um grande papel nisso tudo. Pude observar que as pessoas se sentem mais confortáveis para levar os animais para o centro de zoonoses com o anúncio das feiras”, afirmou Francisco Zarda, diretor do CCZ. Segundo ele, o CCZ recolhe em torno de 350 animais por mês, vindos tanto de captura quando de doações espontâneas.

Somente no último evento realizado pelo Centro Controle de Zoonoses(CCZ), 92 animais foram adotados. “Fiquei muito feliz com o resultado. Tínhamos uma estimativa de arranjar um lar para 30 animais entre cães e gatos e acabamos mais do que triplicando esse número”, ressaltou Maria Tereza, organizadora do evento.

Graças ao sucesso da última feira de adoção, o último sábado de todo mês ficou instituído como o dia das feiras de adoção do CCZ.

 Como adotar

A adoção é totalmente gratuita. A única exigência é levar um documento de identidade, CPF e comprovante de residência ao CCZ.

O serviço é mantido regularmente na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Brasil, , s/nº, bairro Compensa I. O mesmo procedimento é tomado quando as adoções são realizadas nas feiras do CCZ.

Superpopulação de animais

Na capital do Amazonas, existem cerca de 300 mil cães e gatos - um cão/gato para cada nove habitantes. Destes, 70% são domiciliados e outros 30% em total abandono. O principal fator que contribui para o sofrimento e abandono animal é a superpopulação, causada pela alta capacidade de reprodução. Uma única cadela e seus descendentes podem gerar 64.000 novos animais em seis anos. Uma gata, 420.000 gatinhos, em sete anos.


Fonte: D24Am - Publicado neste site em 04/08/2012