Translate       Traducir    
Boletim de Notícias
Boletim Eletrônico - N° 1644
  
RECEBA AS NOTÍCIAS POR E-MAIL Cadastre seu E-mail
linhagrossa
Faça uma homenagem ao seu Pet, acenda a Chama da Recordação, clique aqui.
 
Por que os cães andam dão voltas antes de adormecer?

Procuram ficar confortáveis? Não, é tudo uma questão de sobrevivência


Quem tem cães em casa sabe que estes animais têm comportamentos bastante próprios e por vezes algo estranho. Enquanto algumas atitudes são interpretadas pelos donos como fome, chamada de atenção ou vontade de sair de casa, por exemplo, outras nem são questionadas.

As típicas voltas que o cão dá sobre si mesmo antes de se deitar antes de dormir é um destes casos sobre a qual a maioria dos indivíduos nunca parou para pensar no motivo. Mas não foi o que aconteceu com Margaret Gruen, professora assistente de medicina comportamental veterinária que explica que este comportamento é reflexo do processo evolutivo dos cães.

Nos dias de hoje persiste então um hábito que é praticado desde há muitos anos em que os cães que dormiam ao relento ‘cavavam’ uma espécie de cesto ao dar algumas voltar para preparar um espaço mais agradável e protegido para dormir, já que o calor corporal é conservado quanto mais o ser vivo se enroscar sobre si mesmo. Além disso, acrescenta a especialista, “esta era uma forma de os animais protegerem os seus órgãos mais vulneráveis de eventuais predadores”, que ficam na zona do abdômen.

Embora hoje possa não fazer muito sentido que os cães mantenham este comportamento de sobrevivência, mesmo aqueles que nasceram já num ambiente caseiro, o mesmo é praticado inconscientemente e reflete a natureza canina do animal.


Fonte: Notícia ao Minuto - Publicado neste site em 24/09/2019