Translate       Traducir    
Boletim de Notícias
Boletim Eletrônico - N° 1403
  
RECEBA AS NOTÍCIAS POR E-MAIL Cadastre seu E-mail
linhagrossa
Faça uma homenagem ao seu Pet, acenda a Chama da Recordação, clique aqui.
 
Cães também podem fazer acupuntura

A acupuntura pode ser usada praticamente em todas as doenças, como único tratamento
A acupuntura pode ser usada praticamente em todas as doenças, como único tratamento

A acupuntura é um método terapêutico baseado no que é chamado de 'energia da vida'. Vinda da medicina tradicional chinesa, ela tem como meta restaurar a saúde através do equilíbrio da energia vital. É muito famosa por ser usada em seres humanos, para os mais diversos tratamentos. O que muitas pessoas não sabem é que a acupuntura também pode ser feita em animais.

Há diversos médicos veterinários que se especializam na técnica e a utilizam para melhorar a vida dos bichinhos. Nas sessões de acupuntura veterinária, determinados pontos do corpo do animal são estimulados através, principalmente, da inserção de agulhas. Segundo o médico veterinário Dr. Alexandre Eduardo Ribeiro, da 'Hovet Animal Care - cirurgias, exames laboratoriais, acupuntura', essa técnica pode ser usada para quase tudo. 'A acupuntura pode ser usada praticamente em todas as doenças, como único tratamento', explica.

Quando usar? 

Há vários casos de sucesso, na qual a acupuntura veterinária está diretamente ligada, pois é usada nos mais diferentes quadros clínicos. 'Principalmente no controle da dor e problemas no aparelho locomotor ou coadjuvante, auxiliando tratamentos convencionais. Seu principal benefício é a ausência de efeitos colaterais e contra indicações, podendo assim ser aplicada em animais com restrições a tratamentos convencionais', relata Dr. Alexandre. 'A acupuntura vem sendo utilizada associada a tratamentos convencionais em diversas doenças com muito sucesso. Um exemplo foi um caso de uma cadelinha, que tinha paralisia nos membros posteriores, devido à sequela de uma doença neurológica. Quando foi tratada com drogas convencionais e acupuntura, voltou a andar', completa o especialista.

Casa sessão do tratamento pode durar entre 20 e 40 minutos e a frequência delas varia de uma vez por semana a três vezes, de acordo com o caso. Os bichinhos que têm uma doença mais grave precisam, na maioria das vezes, de uma maior frequência de sessões. Quem irá determinar a gravidade e de quanto em quanto tempo deve ser feita, é o médico veterinário. No geral, os cães aceitam bem a aplicação da técnica e ficam quietinhos.

Os preço variam de acordo com o profissional, a cidade e a duração da sessão. Cada uma pode custar em média de R$ 60,00 a R$120,00.

Onde fazer? 

Há diversos centros de acupuntura veterinária, com profissionais especializados e aptos a aplicar a técnica, trazendo benefícios aos bichinhos. Uma ótima maneira de encontrar bons profissionais é conversando com o médico do cachorrinho e pedindo indicações de profissionais habilitados.


Fonte: Yahoo Notícias - Publicado neste site em 15/12/2013