Translate       Traducir    
Boletim de Notícias
Boletim Eletrônico - N° 1028
  
RECEBA AS NOTÍCIAS POR E-MAIL Cadastre seu E-mail
linhagrossa
Faça uma homenagem ao seu Pet, acenda a Chama da Recordação, clique aqui.
 
Higiene é fundamental para evitar a doença do carrapato em cachorros

Além da limpeza, o dono do animal precisa estar atento aos sintomas.
Ela é uma das enfermidades mais comuns e fatais dos cães.

A doença do carrapato é uma das enfermidades mais comuns e fatais para cachorros. Entre os sintomas estão coceiras, febre, falta de apetite, sangramento pelo nariz e fraqueza. Esses parasitas são pequenos e não costumam ter mais do que um centímetro. Eles também são lentos e fáceis de identificar.

O carrapato aparece principalmente no verão, entre os meses de novembro e março, já que se aproveita do calor e a umidade. Nos cães, os locais mais comuns onde eles se alojam são na região das orelhas, entre as patas e próximos aos olhos, nuca e pescoço.

O tempo quente e úmido facilita a proliferação dos bichos, que podem aparecer na parede, no chão, em qualquer lugar. Assim que conseguem se fixar no pelo do animal, iniciam o processo de alimentação. E o que dificulta o combate, é que depois de sugar o sangue, o carrapato se reproduz e pode gerar milhares de novos parasitas.

Para proteger os cães dessa praga, o proprietário do animal precisa tomar medidas como desinfetar periodicamente o ambiente onde o cachorro vive, usar produtos veterinários como carrapaticidas, sabonetes e manter a grama do jardim sempre curta. Além dos cuidados em casa, o proprietário do cachorro precisa estar atento ao contato com outro animal já que a doença pode ser transmitida.

Os venenos contra carrapato são fortes e perigosos. O ideal antes de comprar é procurar um veterinário, pois a quantidade usada varia de acordo com o peso do animal.

Os donos dos cães devem presta atenção aos sintomas dos animais (Foto: Reprodução TV/Tem)
Os donos devem prestar atenção aos sintomas dos animais (Foto: Reprodução TV/Tem)

Fonte: G1 - Publicado neste site em 27/01/2013