Translate       Traducir    
RECEBA AS NOTÍCIAS POR
E-MAIL
Cadastre seu Endereço aqui
News Criador On-line
Boletim Eletrônico - N° 813 - #3
  
-
Software Animal Manager, essencial para seu negócio prosperar, acesse aqui.
 
• Caso não esteja visualizando o texto deste boletim, acesse: www.criadoronline.com.br/boletim
• Para remover seu endereço de nossa lista acesse aqui
Cão rastreia baleias pelo cheiro das fezes e ajuda a preservá-las nos EUA

'Caçador' de orcas, Tucker é um vira-lata que vivia abandonado nas ruas.
Animal é o único no mundo capaz de rastrear baleias, dizem cientistas.

A treinadora Elizabeth Seely segura cão Tucker enquanto ele localiza rastro de baleia orca no litoral (Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)
A treinadora Elizabeth Seely segura Tucker enquanto ele localiza rastro de baleia orca (Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)

Pesquisadores dos Estados Unidos encontraram um ajudante especial na preservação das baleias orcas encontradas no litoral das ilhas de San Juan, em Washington: o cão Tucker, que até tempos atrás vivia abandonado pelas ruas de Seattle, nos EUA, segundo o jornal 'New York Times'.

Tucker é o único cachorro no mundo capaz de sentir o cheiro das orcas e seguir seu rastro, principalmente através das fezes da baleia, segundo biólogos marinhos ouvidos pelo jornal.

O cão tem oito anos e é um vira-latas, uma mistura de labrador com outra raça, segundo o 'New York Times'. O trabalho dele não é fácil: os extrementos da baleia afundam ou se dispersam na água em aproximadamente meia hora, segundo os cientistas, o que exige agilidade do grupo e do cão para localizar os cetáceos.

Mas o animal é capaz de encontrar uma das cerca de 85 orcas rapidamente, quando as fezes dela estão na água. O odor, de acordo com o 'New York Times', lembra muito mais o cheiro de peixe do que de fezes.

Os pesquisadores trabalham, ainda, com um método de treino que usa recompensa para Tucker quando ele localiza uma baleia.

Para a treinadora Elizabeth Seely, que trabalhou com o cão por quatro anos em uma ONG chamada Caninos pela Conservação, 'qualquer movimento nas orelhas [do cão] é importante' quando se trata de buscar pelas orcas. A organização de Seely treina cachorros para procurar espécies ameaçadas de extinção.

Baleia orca é encontrada na costa das ilhas San Juan, nos EUA; cachorro segue rastro das fezes do animal (Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)
Baleia orca na costa das ilhas San Juan, nos EUA
(Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)


Quando Tucker está no barco, ele pode virar para a direita, latir para a esquerda ou abanar a cabeça - os movimentos são sinais para que os biólogos mudem a direção do barco, de acordo com o 'New York Times'.

Cientista de projeto de pesquisa dá comida para vira-lata
Cientista de projeto de pesquisa dá comida para Tucker, o vira-latas 'caçador' de baleias (Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)


Fonte: G1 Natureza - Publicado neste site em 08/09/2012


 

Veja mais notícias em nosso site, acesse: www.criadoronline.com.br/news
 

-
O "News Criador On-line" é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebe-lo, ou considera que foi cadastrado indevidamente, por favor, clique aqui para remover