Translate       Traducir    
RECEBA AS NOTÍCIAS POR
E-MAIL
Cadastre seu Endereço aqui
News Criador On-line
Boletim Eletrônico - N° 791 - #3
  
-
Software Animal Manager, essencial para seu negócio prosperar, acesse aqui.
 
• Caso não esteja visualizando o texto deste boletim, acesse: www.criadoronline.com.br/boletim
• Para remover seu endereço de nossa lista acesse aqui
Rio Preto tem 1 cachorro para cada 8 habitantes 

A cidade possui 47.695 cães; evento Estimacão quer atrair cerca de 10 mil pessoas e os animais 

LUCIANO MOURA

Rio Preto tem um cachorro para cada oito habitantes. Evento para celebrar a amizade acontece domingo (26)

Basta uma volta pelos bairros de Rio Preto para ver alguém passeando com seu cachorrinho de estimação. Sem contar a quantidade de pet shops espalhados pelos quatro quantos da cidade. Para se ter ideia  dessa população canina, existe um cachorro para cada oito rio-pretenses. Ou seja, a cidade tem 47.695 cães, segundo levantamento da Secretaria de Saúde. 

E eventos para este público não faltam. Prova disto, é que será realizado domingo (26) no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, das 9h às 13h, o Estimacão. O evento é promovido pela TV Tem e espera atrair um público de 10 mil pessoas.

A empresária Bianca Mello, 25 anos, vai levar pela segunda vez os seus “cachorrinhos-filhos”: Mancha (da raça pitbull) e Pinga (vira-lata) para passear pelo evento. “Eles adoram. Mas tenho que levar um de cada vez porque  são levados”, disse ela.   

Sobre o evento
Durante o Estimacão o público contará com diversas atrações, entre elas, distribuição de balões, equipe de recreação, cantinho da foto e o concurso de cães. 

A entrada para o Estimacão é de graça, mas quem quiser pode participar da campanha “Bem Legal”, que é uma iniciativa da TV Tem. A intenção da campanha é arrecadar alimentos durante os eventos promovidos pela emissora e doar  para instituições carentes da região por meio do Fundo Social de Solidariedade. Para contribuir, basta levar um quilo de alimento não-perecível.

Neste ano, o evento reunirá as ONG’s Ajudaa, Fauna, Aia, Grupo Patas e Proamb, que cuidam de animais abandonados na cidade. Apenas são autorizadas as doações de animais cadastrados. Cerca de 80 animais serão colocados para adoção. Para adotar um cachorrinho, é preciso ter mais de 18 anos e levar o RG.  “É importante ressaltar que a pessoa não poderá levar seu animal para doação, apenas as Ong’s poderão doar”, afirma  Maria Osvalda Prata Strazzi, de 51 anos, presidente da ONG Fauna (Francisco de Assis - União Protetora dos Animais).Já na parte de serviços o evento contará com um galpão para vacinação antirrábica com o Centro de Zoonoses  e a Sucen.

Haverá também orientação veterinária com médicos da Aclivet (Associação dos Clínicos Veterinários), sobre a obesidade animal, doenças mais comuns, higiene, castração e para tirar qualquer dúvida sobre os cães. Um outro galpão foi reservado para a beleza animal. Um pet shop trará serviços de escovação, cortes de unha e dará dicas sobre higienização.

Concurso
Durante o Estimacão será realizado um concurso de animais. A competição será dividida em quatro categorias: maior e menor cão, mais exótico e mais parecido com o dono. Os cães vencedores serão premiados com troféu. As inscrições serão realizadas amanhã, a partir das 10h, no  próprio local do evento. O locutor anunciará o início e serão inscritos apenas cinco cachorros em cada categoria.

Adestramento
Outras duas  atrações do Estimacão são a  apresentação com cachorros adestrados e um desfile de moda para cachorros com roupas feitas por um curso de moda de uma faculdade de Rio Preto.

47.695 é o número de cães em Rio Preto, segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde

Castração cresce mais de 1.000%
Lei que proíbe a eutanásia de animais sadios faz donos se conscientizarem de posse responsável

O mundo animal mudou muito nos últimos anos em Rio Preto. A castração de cães e gatos, intesificada a partir do final de 2009, evita as crias indesejadas e o abandono e a lei estadual de 2008, que proíbe o sacrifício de animais domésticos sadios, promove a posse consciente.

Defendida pelas ONGs de proteção animal de todo o mundo, a castração é o método mais eficiente de combate ao abandono, fome, frio e doenças. 

Segundo relatório do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em 2005 foram castrados 453 animais domésticos. Em 2011, saltou para 5.724, um aumento de 1.163,6%. Até sexta-feira (24), passaram pelo procedimento 3.816 cães e gatos, o que dá cerca de 500 castrações por mês.“São animais trazidos pelas ONGs de Rio Preto. Existe uma demanda grande de abandono e assim, combatemos essa cultura”, afirma o veterinário responsável pelo CCZ, Luís Flávio Vani Amaral.

Desde 2008, uma lei estadual proíbe que animais domésticos sadios sejam sacrificados. Mas a eutanásia ainda persistiu  por um bom tempo, em Rio Preto. É que os donos de cães e gatos velhos abandonavam os pets no Centro do Zoonoses. Eles eram colocados juntos com animais doentes e rapidamente adoeciam também. A única alternativa era o sacrifício.“Não recebemos mais nenhum animal sem diagnóstico de um veterinário que ateste que o cão ou o gato está com doença incurável ou sem condições para sobriver”, diz.

Segundo Luís Flávio, atualmente a eutanásia de animais domésticos é de cerca de um a dois, por semana.“Essa lei acabou por forçar as pessoas a cuidar de seus animais e isso é muito bom.”

Domingo (26), o CCZ vai estar no Estimacão. Veterinários do órgão vão vacinar cães contra raiva e orientar sobre as principais doenças que acometem esse tipo de animal, como raiva e leishmaniose. Também vão falar sobre o controle de roedores, caramujos e pombos.
“Durante o evento também serão divulgadas outras ações do Zoonoses, como a castração de cães e gatos gratuita”, afirma o veterinário Luís Flávio.

Centro de Controle de Zoonoses castra, em média, 500 animais domésticos por mês em Rio Preto; medida evita abandono e que pets se contaminem com doenças nas ruas.


Fonte: Bom Dia - Publicado neste site em 25/08/2012


 

Veja mais notícias em nosso site, acesse: www.criadoronline.com.br/news
 

-
O "News Criador On-line" é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebe-lo, ou considera que foi cadastrado indevidamente, por favor, clique aqui para remover