Translate       Traducir    
RECEBA AS NOTÍCIAS POR
E-MAIL
Cadastre seu Endereço aqui
News Criador On-line
Boletim Eletrônico - N° 1537 - #3
  
-
Software Animal Manager, essencial para seu negócio prosperar, acesse aqui.
 
• Caso não esteja visualizando o texto deste boletim, acesse: www.criadoronline.com.br/boletim
• Para remover seu endereço de nossa lista acesse aqui
Consumo de chocolate é tóxico para cães, diz especialista

Apesar de delicioso e, dependendo da quantidade, até saudável para as pessoas, o chocolate é um alimento tóxico para os cães. Segundo a veterinária Mariana Paranhos, da indústria farmacêutica UCB Saúde Animal, de Jaboticabal (SP), o consumo pode levar até à morte dos pets. “O principal problema é uma substância chamada Teobromina, presente no cacau. Por isso, quanto maior a concentração do ingrediente no doce, maior o risco para eles”, afirma.

A especialista alerta que é preciso manter os cães longe dessa guloseima, tomando cuidado redobrado com a proximidade da Páscoa. “O quadro de intoxicação por chocolate pode se manifestar por taquicardia, excitação, espasmos musculares, respiração ofegante, convulsões, podendo chegar ao coma”, diz.

Os sinais de que algo está errado com o pet costumam aparecer de 6 a 12 horas após o consumo do doce, porém a ingestão de pequenas porções durante dias seguidos também pode levá-lo à morte. “Se o dono suspeitar que o animal comeu chocolate ou outros alimentos que tenham esse ingrediente, ele deve procurar um médico veterinário imediatamente”, completa Mariana.

Tratamento

Não existe um medicamento ou tratamento específico para casos de cães que apresentem sinais de intoxicação por chocolate. De acordo com Mariana Paranhos, geralmente, são realizadas terapias de suporte, como lavagem gástrica e administração de soro, e o tratamento dos sinais clínicos. “Contudo, prevenir ainda é a melhor opção. O dono deve ficar atento para não deixar as embalagens em locais onde o animal consiga alcançar”, lembra.

Além do chocolate, não é recomendável dar nenhum tipo de doce ou alimento impróprio para os pets. “O melhor para a saúde do animal é uma alimentação balanceada a base de rações e produtos específicos” conclui a veterinária.


Fonte: Ribeirão Preto Online - Publicado neste site em 05/07/2014

 

Veja mais notícias em nosso site, acesse: www.criadoronline.com.br/news
 

-
O "News Criador On-line" é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebe-lo, ou considera que foi cadastrado indevidamente, por favor, clique aqui para remover