Translate       Traducir    
RECEBA AS NOTÍCIAS POR
E-MAIL
Cadastre seu Endereço aqui
News Criador On-line
Boletim Eletrônico - N° 1243 - #3
  
-
Software Animal Manager, essencial para seu negócio prosperar, acesse aqui.
 
• Caso não esteja visualizando o texto deste boletim, acesse: www.criadoronline.com.br/boletim
• Para remover seu endereço de nossa lista acesse aqui
Cães da PM de Bauru são treinados para Copa do Mundo

Entre eles, dois filhotes de labrador começaram a aprender técnicas de faro para estarem prontos daqui a um ano

O soldado Oseias e a tenente Eliete assumem a tarefa de preparar os hoje filhotes para o trabalho policial

A segurança da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, poderá contar com o apoio de cães farejadores de Bauru. Com a confirmação do evento no País, o treinamento dos animais passou a ser intensificado no Grupamento Canil da Polícia Militar da cidade.

Ao todo, um pastor belga malinois (lê-se malinoá), dois labradores adultos e dois labradores filhotes estão participando do treinamento. Há ainda nove pastores alemães já com técnica apurada que também tiveram o adestramento intensificado para um eventual chamamento para a Copa, que começa em junho de 2014. 

“Os pastores trabalham como cães de polícia, para conter qualquer ato de injusta agressão ou para captura de criminoso em fuga”, explica a tenente Eliete Aparecida Tavares Ramos, comandante do Canil da PM de Bauru. Ela destaca, no entanto, que o foco para grandes eventos está na atuação de cães farejadores.

E, nesta área, o Canil de Bauru tem buscado aprimorar suas técnicas, especializando os cães não apenas a encontrar drogas, mas também para saber diferenciar pequenas e grandes quantidades de entorpecente escondido nos mais diferentes locais. “Foi uma demanda que surgiu com a nova Lei de Drogas, que passou a dar tratamento diferente ao usuário e ao traficante. Então, agora, estamos conseguindo fazer com que eles tenham posturas diferentes quando encontram apenas vestígios de entorpecente ou grandes volumes”, detalha.

Os quatro labradores, incluindo os dois filhotes de apenas quatro meses de idade - Mike

Steve -, já estão sendo treinados para esta técnica, desenvolvida exclusivamente pelo Canil de Bauru. Caso forem convocados, estarão aptos a trabalhar nesta especialidade durante a Copa.

“Eles ficam com mecânica de faro pronta com até um ano e meio de idade. Na Copa, já estarão preparados”, enfatiza a tenente Eliete. Para a tenente, o fato de uma mulher estar no comando do Canil acaba fazendo a diferença para obter este tipo de aprimoramento. “Essa excelência se consegue nos detalhes, na sensibilidade para identificar a resposta dos cães à técnica aplicada”, avalia.

Diversão

Tanto os cães farejadores quanto os de polícia treinam cerca de seis horas por dia, incluindo nesta conta também o período em que estão em serviço. Há ainda treinamentos mensais e simulações conjuntas com a Companhia de Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPMI) e com o Comando de Policiamento do Interior-4 (CPI-4).

Para os animais, o adestramento nada mais é do que uma grande brincadeira. Conforme explica a comandante, para a localização das drogas, o cão tem sempre o estímulo do brinquedo de sua preferência, que pode ser uma bolinha de borracha, por exemplo.

Embora prefira não revelar todos os detalhes da técnica, Eliete afirma que o cheiro do entorpecente – e até de armas – é impregnado neste brinquedo, associando, assim, a diversão ao trabalho que ele precisa fazer. “O faro é tão apurado que eles conseguem, inclusive, identificar peças de armas desmontadas”, observa.

Ao todo, o Canil da PM de Bauru conta com 18 animais, sendo nove pastores alemães, cinco labradores, dois rottweilers, um pastor belga de malinois e um beagle. Dos nove pastores alemães, dois possuem dupla função – cão de polícia e faro de drogas – e um terceiro está em treinamento para busca e captura de criminosos em mato.
 

Fonte: JCNet - Publicado neste site em 01/07/2013



 

Veja mais notícias em nosso site, acesse: www.criadoronline.com.br/news
 

-
O "News Criador On-line" é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebe-lo, ou considera que foi cadastrado indevidamente, por favor, clique aqui para remover