Translate       Traducir    
RECEBA AS NOTÍCIAS POR
E-MAIL
Cadastre seu Endereço aqui
News Criador On-line
Boletim Eletrônico - N° 1237 - #3
  
-
Software Animal Manager, essencial para seu negócio prosperar, acesse aqui.
 
• Caso não esteja visualizando o texto deste boletim, acesse: www.criadoronline.com.br/boletim
• Para remover seu endereço de nossa lista acesse aqui
Aqui come-se cão


No norte do Vietnam o cão é para muitos considerado uma iguaria.Isto era algo que já sabia, mas senti um murro no estômago quando num dos confins da feira de Bac Ha me deparei com uma pequena jaula pejada de cães vivos.

Tratei de tirar uma fotografia para ficar o registo e só depois me aproximei. Forcei um sorriso, apontei para os cães e levei a mão à boca numa pergunta muda. O homem sorri e diz-me em inglês. 'São para comer. Na tua terra comem cães? Aqui no Vietnam não há problema, são muito bons'.

Quando lhe perguntei se podia tirar fotos respondeu-me com um sorriso. Claro que sim. Estou numa das zonas mais afastadas do mercado, mas não há intenção de não chocar os turistas. Pelo contrário, a situação até parece divertir o meu interlocutor.

Eu é que tenho menos vontade de rir enquanto o vejo a empurrar com dificuldade um último animal para uma jaula onde já estão cerca de cinco cães. Aqui o 'cerca' está posto com propriedade porque não fui capaz de distinguir todos os animais enclausurados e em sofrimento.

Nada tenho contra comer cães. Não sei se os provaria antes de ver esta cena. Agora tenho a certeza de que não. Quando equaciono estas questões lembro-me sempre de uma pastora que encontrei há já muitos anos e que conhecia todas as suas cabritas pelo nome. Chamava-as e elas vinham comer-lhe à mão enquanto gentilmente as afagava. Depois, ao fim do dia, escolhia uma e matava-a.

O que verdadeiramente me revoltou foi a forma como os cães são tratados, sem qualquer tipo de humanidade ou cuidado. Quem os compra vê neles apenas comida e o seu raciocínio parece ser: se aqui cabem X galinhas também caberão Y cães. Além do mais, a tradição afirma que os cães quando assustados ou em strees produzirão uma hormona que torna a sua carne mais apetitosa.

Uma ONG vietnamita revelou por estes dias que o tráfico de cães a partir da Tailândia está a atingir proporções alarmantes, com milhares de animais a serem transportados diariamente através do rio Mekong para o mercado vietnamita. 



Fonte: TSF - Publicado neste site em 19/06/2013


 

Veja mais notícias em nosso site, acesse: www.criadoronline.com.br/news
 

-
O "News Criador On-line" é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebe-lo, ou considera que foi cadastrado indevidamente, por favor, clique aqui para remover