Translate       Traducir    
RECEBA AS NOTÍCIAS POR
E-MAIL
Cadastre seu Endereço aqui
News Criador On-line
Boletim Eletrônico - N° 1101 - #3
  
-
Software Animal Manager, essencial para seu negócio prosperar, acesse aqui.
 
• Caso não esteja visualizando o texto deste boletim, acesse: www.criadoronline.com.br/boletim
• Para remover seu endereço de nossa lista acesse aqui
Cinco cães e um papagaio vítimas de maus-tratos são resgatados em MT

Cachorros foram levados para clínica veterinária e três continuam internados.
Animais estavam em casa abandonada e proprietário não foi localizado.

Cachorros abandonados em Sinop (Foto: Reprodução/TVCA)
Um dos cães resgatados está com fraturas em uma das patas, que corre o risco de ser amputada
(Foto: Reprodução/TVCA)

Policiais militares e representantes da Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (Apams), a 503 quilômetros de Cuiabá, recolheram cinco cachorros e um papagaio após receberem denúncias de que os animais estavam sofrendo maus-tratos. A suspeita é de que além de maltratados, eles eram mantidos sem comida e sem higiene. De acordo com a associação, os animais estavam em uma casa abandonada e o proprietário não foi identificado pela polícia e nem pela instituição. Os cachorros foram levados para uma clínica veterinária, sendo que três continuam internados, e os outros dois cães e o papagaio estão na associação.

Segundo a presidente da Apams, Luciane Chiarelo, foi muito difícil recolher os animais porque eles estavam com muito medo, possivelmente devido ao tratamento que recebiam. “Eles estavam muito assustados, mas a gente os recolheu para salvar a vida deles porque se encontravam em situações precárias”.

Conforme Luciane, três cachorros estão em estado de desnutrição e com uma doença do carrapato. “Havia muito parasita no local, então esses animais precisam ser tratados imediatamente e também submetidos aos exames de leishmaniose. O abrigo passa a ser responsável por esses animais e nós vamos fazer tudo o que for possível para tentar dar uma vida melhor na adoção”, completou.

Já o papagaio apreendido, segundo a presidente da associação, irá receber um tratamento diferenciado. Ela informou que deve comunicar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e depois provavelmente o papagaio deve ser levado para a Universidade Federal de Mato Grosso.

Luciane explica que os maus-tratos podem ser considerados falta de alimentação, água, abrigo e o não encaminhamento desses animais ao veterinário para vacinação. “As pessoas deveriam pensar um pouco antes de querer adotar um animal porque ele vai precisar de uma série de cuidados. E depois, como acontece em muitos casos, o animal é abandonando em casos de doenças”, finalizou.

O veterinário Jiancarlo Galante, que está cuidando dos cinco cachorros, informou à TV Centro América que todos estão com doença do carrapato e um deles está com suspeita de leishmaniose. Já uma cadela tem fraturas em uma das patas, que corre o risco de ser amputada.


Fonte: G1 - Publicado neste site em 23/03/2013

 

Veja mais notícias em nosso site, acesse: www.criadoronline.com.br/news
 

-
O "News Criador On-line" é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebe-lo, ou considera que foi cadastrado indevidamente, por favor, clique aqui para remover